PagSeguro: como criar um link para pagamento?

Opa, aqui é o Nando Teixeira e hoje quero dar uma dica para você que é coach e utiliza o PagSeguro para enviar cobranças aos seus clientes.

Por padrão, o PagSeguro oferece 2 formas para que você possa enviar uma cobrança ao cliente:

Opção 1 – O botão de compra, que é gerado a partir de um formulário HTML e deve ser colocado no seu site. O formulário personalizado pode ser gerado na área de membros, opção “Botões de Pagamento”. Quem usa o WordPress consegue colocá-lo, basta inserir o código quando você estiver fazendo seu post, dentro da aba “Texto”. Veja um exemplo abaixo, no qual eu coloquei que o produto seria “Teste Coaching Descomplicado”, pelo valor de R$ 10,00:



Opção 2 – Enviar solicitação de cobrança por e-mail utilizando o menu “Solicite Pagamentos” do PagSeguro. Lá você terá como informar o e-mail, nome do cliente, valor do produto e descrição, entre outros detalhes.

Enfim, o objetivo desse post não é explicar o passo a passo das opções que o PagSeguro oferece, até porque o próprio site deles explica isso muito bem. O que eu quero é oferecer uma TERCEIRA OPÇÃO que eles não ensinam e eu aprendi depois de estudar um pouco sobre o assunto.

Opção 3 – Link personalizado para cobrança:

Antes de mais nada, para poder usar essa opção, você deve ir no menu “Preferências”, “Integrações”, marcando “Sim” para a pergunta “Deseja ativar Pagamentos via Formulário HTML?”, conforme tela abaixo:

Tela_PagSeguro_2

Se você quiser mandar um e-mail personalizado ao seu cliente e colocar um link do PagSeguro, basta utilizar o modelo de link abaixo e alterá-lo de acordo com sua necessidade:

https://pagseguro.uol.com.br/v2/checkout/cart.html?action=add&receiverEmail=seuemail@seudominio.com&currency=BRL&itemId=0001&itemDescription=coloque aqui a descrição&itemQuantity=1&itemAmount=10.00&encoding=utf-8

O endereço parece muito confuso, não é mesmo? Mas você precisa alterar apenas o que está colorido.

Onde está seuemail@seudominio.com, coloque o e-mail da sua conta PagSeguro. 

Substitua o coloque aqui a descrição pelo nome do seu produto/serviço. Pode ter espaço e acento. 

Onde está 10.00, coloque o valor do produto/serviço, sendo que depois do ponto vem os centavos, se necessário.

Vamos a um exemplo prático: 

Suponhamos que a Dani, que possui o e-mail de cadastro no PagSeguro coachdaniela@hotmail.com, quisesse vender como produto a Análise Comportamental Disc, pelo valor de R$ 277,99. O link personalizado dela ficaria assim:

https://pagseguro.uol.com.br/v2/checkout/cart.html?action=add&receiverEmail=coachdaniela@hotmail.com&currency=BRL&itemId=0001&itemDescription=Análise Comportamental Disc&itemQuantity=1&itemAmount=277.99&encoding=utf-8

O link ficou muito grande, não é mesmo? Para que seu cliente não ache isso estranho, você tem duas alternativas: 

1 – Usar um encurtador de URL, como o Google URL Shortener. Nesse caso, o link acima ficaria assim:

https://goo.gl/P7cNRI  – Muito melhor, certo?

2 – Criar um subdomínio e redirecioná-lo para o link PagSeguro

Normalmente, o subdomínio é utilizado para permitir que o visitante entre em alguma parte do seu site com mais facilidade.

O blog Coaching Descomplicado, que utiliza o Hostgator como hospedagem, possui direito a subdomínios ilimitados. Se você não sabe, subdomínio é nome que você coloca antes do domínio principal. Exemplo: disc.coachingdescomplicado.com – o subdomínio é disc e o domínio principal é coachingdescomplicado.com.

Vou mostrar um passo a passo de como criar um subdomínio e redirecioná-lo para o endereço que você escolher. No exemplo abaixo, nosso objetivo é criar o domínio disc.coachingdescomplicado.com e redirecionar para o link personalizado do PagSeguro.

Está gostando do artigo? Se quiser receber dicas exclusivas sobre coaching e ferramentas para o seu blog, cadastre-se gratuitamente em minha LISTA VIP:

Botão Facebook

A maior parte dos servidores de hospedagem utiliza esse modelo de painel de controle, mas nem todos são exatamente assim. O que eu posso garantir é que, quem usa o Hostgator, conseguirá acompanhar com mais facilidade:

2.1 Acessar o CPANEL (painel de controle) do seu domínio e clicar na opção “Subdomínios”: 

Subdomínios

 

2.2 Criar um novo subdomínio com o nome que preferir. No nosso exemplo, coloquei “disc”: 

subdominiodisc

 

2.3 A próxima  tela vai confirmar a criação do subdomínio. Clique em “Voltar” para ir ao próximo passo: 

Confirmaçãosubdomínio

 

2.4 Ao voltar à tela anterior, procure a tabela que contém o subdomínio criado e clique em “Gerenciar Redirecionamento”: 

Tela do Subdomínio e Redirecionamento2

 

2.5 Coloque agora o endereço link personalizado que você criou e confirme em SALVAR: 

Inclusão do Link

 

2.6 Pronto, com a tela de confirmação abaixo, o procedimento estará concluído.

Confirmação

Agora você precisa esperar de 5 a 10 minutos para que o redirecionamento faça efeito. Faça o teste antes de utilizar o subdomínio que você criou. No meu caso, o subdomínio disc.coachindescomplicado.com está direcionado para o link de compra do PagSeguro.

Tem mais alguma dúvida? Deixe seu comentário que eu responderei o mais rápido possível.

4 Comentários


  1. Demais, obrigada me ajudou imensamente….Amo os dois….Pessoas super especiais e que não medem esforços para ajudar!!! O sucesso de vcs é inevitável, por que sei que fazem tudo com muito amor, carinho e dedicação.

    Responder

  2. Obrigada Nando!!! Você me surpreende com sua capacidade de explicar o passo a passo!! Parabéns a você e a Dani, pelo maravilhoso trabalho!!!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *